top of page

Conheça Corita Kent - A freira que revolucionou a serigrafia!

Atualizado: 8 de mar. de 2021

Corita Kent


Quem foi?


Corita Kent (1918–1986) foi artista, educadora, defensora da justiça social e freira. De uma maneira improvável tornou-se uma artista pop na década de 1960.


Corita Kent eu sem ambiente de criação na Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Ela criou obras que abordavam questões como racismo, guerra, pobreza e misoginia, além de desafiar as visões da Igreja Católica Romana.

Enquanto ainda trabalhava dentro dos limites da diocese, sua voz política se mostrou influente na guerra anti-Vietnã, direitos civis e movimentos feministas


Até o final de sua vida, em 1986, ela fez quase 700 obras, realizou encomendas de obras de arte e campanhas publicitárias, escreveu e desenhou livros, produziu filmes, orquestrou Happenings e criou um mural para o Pavilhão do Vaticano de 1964 – 65 Feira Mundial de Nova York. Em 1966, ela foi uma das "Mulheres do Ano" do Los Angeles Times, e em 1971 foi retratada nas "100 mulheres americanas mais importantes" da Harper's Bazaar.

Pavilhão do Vaticano de 1964 – 65 Feira Mundial de Nova York

Nasceu em 1918 e aos 18 anos ingressou na ordem católica romana do Imaculado Coração de Maria em Los Angeles. Ela fez os votos, vestiu um hábito negro e mudou de nome, como costumam fazer as freiras, tornando-se irmã Mary Corita. Anos depois, quando ela se tornou famosa, seria conhecida em todo o mundo como simplesmente irmã Corita.


Corita começou a estudar arte quase que imediatamente, eventualmente obtendo seu mestrado em História da Arte pela Universidade do Sul da Califórnia em 1951. A ordem tinha uma faculdade onde ela ensinava arte, aproveitando a promessa da escola à comunidade criativa de Los Angeles para atrair celebridades como Alfred Hitchcock e John Cage. Católicos de mente aberta de todo o país reuniram-se na escola, e as aulas da irmã Corita em particular, para experimentar uma maneira totalmente moderna de ver o mundo.


Como começou com a serigrafia?


Corita aprendeu aprendeu serigrafia com Maria Martinez, esposa do artista (pintor, muralista, educador) mexicano Alfredo Ramos Martinez e também por conta própria e através da experimentação.


Começou a trabalhar com serigrafia quando terminava a sua graduação. Ela pensou que seria um bom método para ensinar aos seu futuros alunos, muitos dos quais eram professores.


Um aspecto muito importante para a escolha da serigrafia era que ela queria que sua arte fosse acessível e amplamente disponível. Corita não queria que nenhuma de suas impressões fosse mais valiosa que as outras. Ela não os numerou e, às vezes, nem sequer registrou o tamanho total da edição. Suas impressões são assinadas à mão e, normalmente, foram emitidas apenas como uma edição limitada.


A sua arte


No início eram representações densamente estratificadas e amplamente figurativas. Ela tinha bastante influência do expressionismo abstrato. Em seguida, ela certamente foi influenciada pelo movimento pop art que se desenvolveu em Los Angeles no início dos anos 1960, e em 62, visita uma exposição de Andy Warhol, então um artista praticamente desconhecido - na antiga Ferus Gallery, em Los Angeles - onde ocorria pela primeira vez uma exposição de suas famosas latas de sopa. Dizem que quando Corita saiu desta exposição comentou que começou a ver tudo através dos olhos de Warhol, "ele está nos dizendo como é a vida dele. Talvez precisemos de [algo] para nos abalar um pouco." Corita então produz sua primeira impressão pop no verão daquele ano.


Campbell's Soup Cans - 1962 - Andy Warhol

Ela convocou seus alunos e outras freiras, criando, com efeito, uma fábrica no estilo Warhol no convento. Ela tinha uma fonte adequada de inspiração no Market Basket, o supermercado do outro lado da rua.

A cultura do consumidor era o que as pessoas podiam entender.

Uma de suas primeiras serigrafias de arte pop empresta a embalagem de um pão fatiado chamado 'Pão Enriquecido'. Os círculos brancos que aparecem em sua serigrafia, fazendo parte ou não do design original da embalagem, deixam claro que o pão mais rico que Kent tinha em mente era a bolacha da comunhão.


That They May Have Life, 1964


Kent descobriu que os corredores do supermercado estavam cheios de frases e imagens que ela poderia transformar em um comentário da pop art sobre a vida do espírito. Onde outros artistas viram uma beleza superficial fugaz, Kent detectou um significado, pode ainda ser tão efêmero quanto uma caixa de sabão ou um vislumbre de um posto de gasolina, mas valeu a pena ser compreendido porque foi um momento de insight. Assim, quando um anúncio da Pepsi exortou os consumidores a "reviverem", Corita concordou e soletrou citando Santo Irineu na tela: "A glória de Deus é o homem totalmente vivo" (Come Alive, 1967)


Corita sentiu que o seu trabalho era entregar essas mensagens sobre espiritualidade, mas do ponto de vista estético ela só queria que fossem bonitas.


Come Alive, 1967

Naquele anos (de 1962 a 1965) o Concílio Vaticano II começou a se reunir emitindo mudanças que abriram a Igreja para o mundo em geral - mudanças que a irmã Corita recebeu como um sopro de ar fresco. Ela tinha algo a dizer, e agora sentia-se habilitada a dizê-lo.


-- O que foi o Concílio Vaticano II?


Foi uma série de eventos realizados entre os anos de 62 a 65, consideradas o grande evento da Igreja Católica no século 20, com o objetivo de modernizar a Igreja e atrair os cristãos afastados da religião. O papa João XXIII convidou bispos de todo mundo para diversos encontros, debates e votações no Vaticano. Da pauta dessas discussões constavam temas como os rituais da missa, os deveres de cada padre, a liberdade religiosa e a relação da Igreja com os fiéis e os costumes da época. Uma das mudanças foi que as missas passaram a ser rezadas na língua de cada país – antes eram celebradas sempre em latim.


Sua arte começou a mudar. Ela havia se concentrado de maneira benigna em assuntos pessoais e espirituais. Mas logo ela estava incorporando mídia e publicidade, na veia da Pop Art, e comentando questões políticas e sociais - para grande desgosto do Vaticano.


A maioria de seus primeiros trabalhos eram iconográficos, desenhos e materiais bíblicos e de outras religiões. Seu estilo era baseado em texto, passagens das escrituras e citações positivas, muitas vezes abrangendo composições inteiras em negrito e tipografia altamente saturadas. Apesar das composições frequentemente surreais ou desorientadas de suas obras, suas peças sempre possuíam um propósito.


Kent também testemunhou em primeira mão o poder transformador da arte, quando o famoso artista pop Ed Ruscha criou a representação do letreiro de Hollywood, pegando um ícone em ruínas erguido por uma empresa imobiliária de Los Angeles em 1923 e o reabilitando, o moveu do lado da colina até o topo da cordilheira. O sinal se tornou-se um monumento da pop art, um marco em Los Angeles. Kent, morando no convento abaixo do Placa de Hollywood, viu como Ruscha a reinventou tornado-se um marco artístico e famoso para a cidade e para o mundo.


Ao fazer obras de arte que se referem ao consumismo, Kent não apenas se alinhou com os mandatos do Vaticano II, mas se juntou à briga de artistas que criticam a onipresença da cultura da mercadoria.


Claramente, a arte de Kent estava em profundo diálogo com a de outros artistas pop na década de 1960, mas a própria Kent sem conexões pessoais com nenhum de seus colegas. Warhol às vezes foi às suas aberturas e Ed Ruscha, cujo estúdio ficava perto, frequentemente estimulava os seus alunos a irem imprimir os seus trabalhos no convento. Mas na época não havia espaço para uma mulher na pop art. Os realizadores da Galeria Ferus onde Kent viu pela primeira vez as obras de Warhol eram conhecidos como “Ferus studs" frequentemente apareciam em fotos sem camisa em pranchas de surf ou sentados em motocicletas. Então era como se não fosse possível inserir uma freira neste meio e transmitir a mesma mensagem.



1959. Pictured clockwise from top: Billy Al Bengston, Irving Blum, Ed Moses, and John Altoon.


Durante décadas, as professoras e os alunos do Imaculate Heart College, em Los Angeles, marcaram o Dia da Maria da mesma maneira (08 de dezembro). As jovens da faculdade vestiram longos vestidos brancos, como damas de honra, e caminhavam em procissão para apresentar um vaso de lírios brancos a uma estátua da Virgem.


Esse ritual solene foi revertido em 1964, quando uma coreografia totalmente nova foi inventada para a ocasião. O recatado passeio foi transformado em algo mais hippie e tinha um tema: fome no mundo. Os alunos usavam vestidos berrantes de verão e carregavam cartazes que mostravam explosões de embalagens de alimentos. Dois amigos caminharam lado a lado com faixas que anunciavam 'Eu gosto de Deus' e 'Deus gosta de pêssegos enlatados'. Algumas freiras equilibravam guirlandas de flores em suas cimeiras.



A mensagem era clara: as irmãs do Imaculado Coração de Maria queriam abraçar os dias atuais e as ruas da cidade. A partir de agora, a festa deles seria alegre e colorida e impossível de ignorar.


Algumas obras:


1964 - TOMATO


Corita criou uma serigrafia em resposta às latas de sopa de Warhol, usando tinta vermelha, amarela e laranja, ela representou a Virgem Maria soletrando a palavra "TOMATE", juntamente com a inscrição "Maria, Mãe é o tomate mais suculento de todos". Um gesto iconoclasta que descarta a longa história de representações figurativas da Virgem, a frase é derivada de um slogan de molho de tomate Del Monte (marca de molhos de tomate). Esta impressão, graficamente poderosa mesmo à distância, inclui em uma mão cursiva muito pequena para ler de longe a frase provocativa: "Maria, mãe, é o tomate mais suculento de todos".


Corita Kent criou uma palavra retrato da Virgem Maria como um tomate. Esta impressão parece estabelecer a freira artista como apóstata (pessoa que renuncia ou renega uma crença ou religião da qual fazia parte) de fato, ela era respondendo mudanças ocorrendo dentro a Igreja Católica como parte do Concílio Vaticano II e à apropriação da linguagem comercial da pop art.


1965 - My People


Em 1965 em uma bairro de Las Vegas chamado Watts houve um tumulto ou revolta dos moradores e da comunidade afro-americana, após policiais brancos prenderem um jovem negro em uma operação na estrada após suporem que ele estivesse dirigindo embriagado, o que provoca uma revolta no gueto de Watts, em Los Angeles. Durante seis dias, esse bairro da periferia se transforma em uma zona de guerra, onde os guardas nacionais realizam patrulhas em jipes, armados com metralhadoras. É declarado toque de recolher. O saldo é dramático: 34 mortos, muitos feridos, 4.000 detidos e danos estimados em mais de US$40 milhões em prejuízo para a cidade.


Clarita realiza uma obra onde estampa a manchete do jornal da época com a chamada “Oito homens mortos, guarda se muda” e ao lado uma mancha vermelha sobrepondo essa manchete onde ela adiciona palavras de um ativista e padre da cidade de Selma do estado do Alabama onde os protestos pelos direitos civis também se tornaram sangrentos. "Em vez de reprimir a rebelião", escreveu o padre, "é melhor convocar os rebeldes para se juntarem ao maior rebelde de seu tempo - o próprio Cristo".


1967 - Bell Brand


Felicidade é uma coisa chamada festa”

“Seria uma vergonha para você dizer que te amo”

“Por que não colocar um pequeno estalo em sua vida?“


Na obra Bell Brand, as cores, palavras e logotipo de uma fabricante de batatas fritas da Califórnia tornou-se a inspiração para uma impressão destinada a evocar a Eucaristia. No momento mais importante da missa católica, quando o pão e vinho são transformados no corpo e sangue de Cristo, o padre toca uma campainha. Em alguns lugares, ele toca um anel de sinos. Assim, a impressão de Kent compara a comunhão de bolachas - hóstia - (para batatas fritas), sugerindo que “o divino pode estar presente em qualquer lugar ”: mesmo em uma batata frita.


1967 - Yellow Submarine


Faça amor, não faça guerra.


Nesta obra é possível identificar um submarino ao fundo com o símbolo da paz estampado onde flores surgem, saindo dele.


Á esquerda é possível ler “faça amor e não guerra” e a direita um trecho da música dos Beatles - Yellow Submarine -


E nossos amigos estão todos a bordo

Muitos outros moram ao lado”


1966 - Power Up


É vista aqui acima do altar em Nossa Mãe do Bom Conselho, em Los Angeles, por volta de 1965 - Comunidade Imaculada Coração, Los Angeles


No dia de Maria, em 1966, Corita criou uma grande faixa pendurada atrás do altar no convento. Consistia nas palavras POWER UP (um slogan da Richfield Oil Corporation), abaixo do qual transcreveu um sermão de Daniel Berrigan, padre, poeta e defensor da desobediência civil.

É uma de suas obras mais impressionantes e levou o arcebispo a disparar outra carta furiosa: 'O que diz respeito à liturgia e à arte sacra está dentro das minhas jurisdições. Pedimos novamente que as atividades da irmã Corita sejam confinadas à sua sala de aula.

Até então, a hierarquia católica, especialmente o arcebispo de Los Angeles, já se cansara da irmã Corita. No início de 1967, quando milhares de líderes religiosos dos EUA se reuniram em Washington, DC, para protestar contra a Guerra do Vietnã, nenhum dos 250 bispos católicos compareceu. O arcebispo de Los Angeles era decididamente contra os direitos civis e a agitação antiguerra, e já em 1966 havia escrito para o chefe da ordem da irmã Corita exigindo que ela abandonasse sua carreira artística.


A faculdade, no entanto, não foi facilmente pacificada. O reitor da escola e de fato o chefe da ordem estavam preparados para combater as restrições da igreja. O colégio estava ampliando sua abordagem ao ensino e à vida estudantil, na esteira do Vaticano II.


A irmã Corita era amiga do padre ativista jesuíta Daniel Berrigan e de seu irmão Philip (Daniel e seu irmão Philip realizaram protestos não-violentos contra a guerra do Vietnã e estiveram por algum tempo na lista dos dez fugitivos mais procurados pelo FBI.). E quando, em 1968, os irmãos foram presos, a irmã Corita decidiu fazer um ato sabático. Ela passou o verão em Cape Cod (península no estado de Massachusetts, nos EUA) e fez arte em Boston.


Ela publicou uma gravura abrasadora, nas cores warholianas, chamada de notícias da semana, que combinava uma capa da revista Life de soldados americanos carregando um camarada ferido com um diagrama bem conhecido de um navio negreiro, mostrando o arranjo de corpos. As palavras de Walt Whitman (poeta, ensaísta e jornalista norte-americano, considerado por muitos como o "pai do verso livre". Paulo Leminski o considerava o grande poeta da Revolução americana), ao lado, incluem a frase "Eu sou o escravo caçado" (I am the hounded slave - trecho de Song of Myself, 33 - Walt Whitman - 1819-1892)


1969 - News of the Week

1967 - Capa da Newsweek


No final de 1967, a irmã Corita apareceu na capa da Newsweek (revista americana), com a manchete "The Nun: Going Modern" - A freira - moderna.

O Los Angeles Times a nomeou Mulher do Ano, junto com Ella Fitzgerald (cantora e compositora norte-americana, teve uma carreira que durou 59 anos, venceu 14 prêmios Grammy e recebeu a Medalha Nacional das Artes do presidente americano Ronald Reagan, bem como a Medalha Presidencial da Liberdade, do sucessor de Reagan, George H. W. Bush) e Billie Jean King (é uma ex-tenista norte-americana, considerada uma das melhores tenistas e atletas femininas de todos os tempos).


1967 - Stop de Bombing


Esta obra faz referência a Guerra do Vietnã que estava em curso, mostrando projéteis semelhantes a bombas contra as cores da bandeira dos EUA e as palavras “Estou no Vietnã. Quem vai me consolar? - um verso escrito por um colega ativista católico e instrutor no Imaculate Heart College.

É um grande protesto contra o uso de armamento nuclear.


1969 - American Sampler



Corita Kent enuncia os termos de um lema nacional verdadeiro e crítico do final da década de 1960, incluindo "assassinato", "violência" e "Vietnã". Ela usava vermelho, branco e azul ao tocar, pulando ritmos para destacar palavras incorporadas, como "pecado" (SIN), "nação" (NATION) e "eu sou" (I AM)


1969 - I’m Glad I Can Feel Pain


Em 1968, Corita deixou o convento e se mudou pela América para Boston. Seu trabalho tornou-se mais sombrio na última parte da década, politicamente indignado. Um trabalho, incorporando fotografias e páginas impressas agora, lamenta a morte de Bobby Kennedy e contém a frase 'Estou feliz por sentir dor'.


1969 - The Cry That Will Be Heard

Tradução: Venha ver o quão bem o desespero é temperado pelo ar rígido, veja um gueto no bom e velho verão chocante, suponha que as ruas estavam todas em chamas, as chamas como temperamentos saltando mais alto, suponha que você viveu lá toda a sua vida, você acha que se importaria? e pode começar a chegar até você por que damos a mínima para o nosso próximo e pode começar a ensiná-lo a dar a mínima para o seu próximo e pode começar a chegar até você por que damos a mínima. "Se você pegasse o trem comigo no centro da cidade através da miséria das ruas do gueto sob a luz da manhã, sempre haverá noite.


1969 - Moonflowers e Manflowers


As duas imagens amarelas e roxas de alto contraste diferentes para ilustrar o mesmo texto: o slogan “MAN POWER!” e a letra do título do hino pacifista de Pete Seeger: "Para onde foram todas as flores?" Com sua foto recortada da superfície da cratera da lua, Moonflowers evoca a ansiedade da Corrida Espacial e da Guerra Fria. Enquanto isso, uma imagem de soldados americanos feridos no Vietnã faz de Manflowers um dos mais pungentes pôsteres antiguerra de Kent. De maneiras diferentes, os dois trabalhos minam as conotações tipicamente positivas da mão de obra, lembrando-nos que o poder do homem é tanto destrutivo quanto construtivo.



1969 - Love your brother


O rei está morto. Ame seu irmão. King olha pela janela manchada de chuva de um carro da polícia após sua prisão em Birmingham. - São pisoteados todos os dias, nunca deixe ninguém te puxar tão baixo a ponto de odiá-los. Devemos usar a arma do amor. Precisamos ter compaixão e compreensão por aqueles que odeiam ".



1971 - Rainbow Swash


Corita recebe uma comissão da Boston Gas Company para um de seus tanques de combustível. O design de Corita se torna a maior obra de arte com direitos autorais do mundo. Ela vê isso como uma oportunidade de transformá-lo em um marco da pop art para sua nova cidade.


O trabalho satírico de Roy Lichtenstein de 1965, Brushstroke provavelmente inspirou a inspirou.

Em 1983, o Serviço Postal dos EUA contratou Corita para fazer um desenho de um selo com um arco-íris. Ela enviou várias versões ao comitê que escolheu uma, mas o general dos correios a rejeitou. Isso devastou Corita. Porém, quatro anos depois, o selo "LOVE" foi aprovado e impresso, e sua versão gigante foi baixada na frente de 65 mil pessoas em Washington DC. O selo foi lançado no set do popular programa de televisão The Love Boat em abril de 1985. Corita foi convidada, mas se recusou a participar, pois estava furiosa com o local. O significado de amor por Corita era do tipo que aproximava pessoas de todo o mundo, muito mais do que aquilo que o programa de uma hora representava. A definição de amor na TV não é muito profunda”, ela dissera, “e tudo é resolvido em uma hora. Eu acho que é perigoso educar as pessoas dessa maneira - que o amor aconteça tão rápido, que os problemas sejam resolvidos com tanta facilidade. ”

Mais de 700 milhões foram vendidos.


Ela criou o termo PLORK (play e work), combinando o conceito de trabalho com diversão.


O conceito de plork foi discutido no livro "Learning by Heart", "Precisamos de uma terceira palavra - uma que combine os dois conceitos e nos permita reconhecê-los juntos como um ato responsável necessário ao progresso humano. Combinamos o abstrato e o concreto, a alegria e o trabalho”



Corita faleceu em 1986, deixando grande parte de sua propriedade para o que restava da comunidade do Coração Imaculado. Seu trabalho foi coletado pelo Metropolitan Museum of Art e pelo Museum of Modern Art e pelo Los Angeles County Museum of Art, e reproduzido em outdoors e camisetas.


Na época de sua morte, ela havia criado quase 800 edições serigráficas.


1980

Uma grande retrospectiva do trabalho de Corita é montada no Museu de Cordova, em Massachusetts.


1983

Corita recebe uma comissão de Médicos para Responsabilidade Social. Corita chama os outdoors de "podemos criar vida sem guerra" como a coisa mais religiosa que ela fez.


1968-c. 1995

A Corita Prints, Inc. opera em North Hollywood, vendendo as impressões e mercadorias de Corita.


c. 1997

A Comunidade Imaculada Coração forma o Centro de Arte Corita para homenagear o legado de Corita.


Desde 1997


O Corita Art Center facilitou centenas de exposições do trabalho de Corita, supervisionou seus direitos de imagem, vendeu suas impressões e desenvolveu programas educacionais com base em seus métodos e trabalho.


O Corita Art Center em Los Angeles possui a maior coleção de obras e materiais relacionados de Corita. O Hammer Museum , também em Los Angeles, tem uma coleção muito abrangente. Instituições públicas e colecionadores particulares de todo o mundo mantêm o trabalho de Corita.

___________


Referências:



1.252 visualizações0 comentário
bottom of page